Mas por que Canadá? E Toronto?

16abr11

Desde novinha tenho essa vontade de morar e estudar fora. Conhecer e viver novas culturas, aprender novas línguas, fazer novos amigos pelo mundo. Sempre quis viver uma experiência como essa, mas nem sempre o destino dos meus sonhos foi o Canadá. Vou contar como e por que optei por esse país e pela cidade de Toronto.

Como quase toda criança/adolescente de 15 anos, queria mesmo era conhecer a Disney. O atentado ao World Trade Center acabou com as minhas esperanças de visitar os Estados Unidos por um bom tempo.
Deixei a viagem internacional de lado por hora e parti com amigos por vários estados  do Brasil no Sul e Sudeste. Foi ótimo! Me encantei com o Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e com as pessoas de lá, que foram muito receptivas. Até hoje sou apaixonada pelas Serras Gaúchas: o friozinho, principalmente. Confesso que não impressionei tanto com São Paulo, achei a cidade suja e o engarrafamento insuportável. Mas um dia eu volto, muita vontade de visitar os museus e as atrações cheias de awesomeness que só descobri muitos anos depois – além de encontrar alguns grandes amigos.

Depois disso, a minha vontade de visitar outro país não mudou, se adaptou: comecei a considerar o intercâmbio (apesar de ainda querer muito visitar os parques de Orlando).
Como, além do português, a única língua que falo é o inglês minhas opções não eram tantas. Apesar de ser uma língua internacional, não iria adiantar eu fazer intercâmbio na França, por exemplo, se não sei falar nem “oi” em francês, não é? Assim aproveito para estudar/trabalhar, conhecer pessoas, ter novas experiências e, de quebra, adquirir fluência no meu inglês.

E foi aí que o Canadá apareceu.

Minhas principais opções eram Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Pois bem, passei a pesquisar sobre cada um desses países e acabei decidindo pelo Canadá. Vamos brevemente aos principais fatores que influenciaram minha decisão, lembrando que não conheço nenhum deles a fundo, são apenas minhas conclusões após as pesquisas. 🙂

1- Multiculturalidade
O Canadá é um pais com um número altíssimo de estrangeiros. Isso, obviamente, gera uma grande quantidade de culturas convivendo juntas. Por esse motivo, os canadenses estão acostumados com pessoas de outros países e a recepção se torna natural, com menor chance de preconceito por ser de tal país – apesar de já ter ouvido relatos de um brasileiro que não foi bem tratado em Victoria, mas existem casos e casos, melhor não generalizar para nenhum dos lados.

2- Estações do Ano
Verão, Outono, Inverno e Primavera. Definidos. Preciso falar mais?
O inverno canadense é conhecido por ser um dos mais rigorosos do mundo, com temperaturas chegando a -30ºC. Sorte que o sistema de aquecimento deles é bom.

3- Economia e Política Internacional
Botei esses dois itens juntos porque não tenho muito a falar de cada.
A economia do Canadá é uma das mais ricas do mundo, com baixa taxa de desemprego, o que gera um bom padrão de vida no país. Ironicamente, dados mostram que o PIB brasileiro – e outras medidas econômicas – está acima do canadense.
Já a política internacional percebemos que tende a ser pacífica. Às vezes vemos alguma notícia de que o país está auxiliando os EUA em algum ataque. Mas nada de grandes conflitos envolvendo o país, isso é bom!

4- Oportunidades
O país recebe muitos estrangeiros e precisam de mão de obra em algumas áreas, como da construção civil (vulgo pedreiro) e afins. E dá dinheiro! O Izzy Nobre falou disso em um ótimo post sobre as diferenças entre Brasil e Canadá. O fato é que lá o pessoal tem mais condições de ter um bom estudo, então falta gente pra fazer esses serviços mais pesados, encarecendo o trabalho.
O que nos leva a outro nível de oportunidades: os estudos e trabalhos mais simples. Muita gente trabalha para pagar os estudos – mesmo as instituições de ensino superior “públicas” são pagas – e consegue ter uma educação melhor, sem deixar de ter um bom padrão de vida.

5- Beleza (vulgo “vamos turistar”)
Além de tudo isso que falei aí em cima, o país é lindíssimo e cheio de locais para conhecer.

Toronto

Toronto

Montreal

Montreal

Vancouver

Vancouver

Ottawa

Ottawa

Niagara Falls

Niagara Falls

Canadá

Não tenho certeza onde é, mas é lindíssimo!

Esses foram os principais motivos que me fizeram optar pelo Canadá. Não que os outros países da minha lista não tenham estes fatores. Mas o conjunto da obra me encantou.

Já a escolha por Toronto aconteceu mais naturalmente.
Toronto é a maior cidade canadense – mas não se engane, a capital é Ottawa. Fazendo um paralelo é como se fosse a New York ou a São Paulo canadense. É considerada uma das cidades mais multiculturais do mundo, com gente de todo lugar: chineses, japoneses, filipinos, árabes, latinos, brasileiros, europeus etc.
Sou uma pessoa bastante urbana, gosto de cidade grande e todas as coisas boas e ruins que recebemos junto com ela, Toronto é perfeita para mim.
Outro fator que ajudou – bastante – foi conhecer uma pessoa que mora lá há um bom tempo. Assim posso pedir dicas de onde fazer compras, para onde sair, além de ter apoio caso aconteça alguma necessidade.

E é por estes motivos que estou hoje me preparando para ir ao Canadá em Agosto. Espero que continuem acompanhando, vou procurar postar mais frequentemente. Qualquer dúvida é só deixar um comentário!

One Response to “Mas por que Canadá? E Toronto?”

  1. 1 Clayton Brandão

    Ô Canadaaaaaaaaaa!!!!!! Ô Canadaaaaaaaaaaa!!!!!

    Canadáá essa terra queridaa!!!!

    Você nos dá o queijo!!!!

    Você nos dá o bacon canadenseeeee!!!!


Deixe um comentário

